Por: Valdivan Alves
Realizada na manhã desta quinta-feira(16/11) em frente a prefeitura Municipal de Chapadinha, a solenidade de lançamento da II campanha da busca ativa no município.
O evento contou com a presença do prefeito Magno Augusto Bacelar Nunes, secretária de educação Vânia Cristina, vereadores e representantes do Conselho Tutelar ACS e outras autoridades municipais.
Para combater a evasão escolar começou a campanha no município o Programa Busca Ativa Escolar 2020, que envolve principalmente Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a Secretaria Municipal de Educação, Gestores escolar. A identificação, cadastramento e abordagem de crianças e adolescente que não estão frequentando a escola já começam a surtir os primeiros resultados.
A Busca Ativa Escolar é requisito do Selo UNICEF para que os municípios inscritos recebam essa certificação no próximo ano. Os dados de educação revelam que o Governo Muncipal tem feito avanços importantes na educação e que esforços adicionais são necessários para conseguir avançar no combate a evasão escolar. O UNICEF busca contribuir para esses avanços por meio da Busca Ativa Escolar, dos Indicadores da Qualidade na Educação (Indique) – instrumento de autoavaliação institucional que visa ao envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade educativa – e do Selo UNICEF.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social entre outras – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
O Prefeito Magno Bacelar, destacou o empenho da SEMED e demais colaboradores envolvidos na Campanha. “A união de esforços das Secretarias de Saúde e Educacao tem sido importante para alcançarmos resultados inovadores na permanência dos alunos na escola, novas matriculas é a meta e não deixar nenhum aluno em idade escolar fora da escola”.
0 comentários: