Por: Valdivan Alves
O ano letivo no município da Chapadinha, teve início na última terça-feira (26/02) com a realização da solenidade de abertura do II Encontro Pedagógico, no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O evento reuniu os profissionais da educação do município, como professores, diretores e coordenadores pedagógicos e a equipe da Secretaria Municipal de Educação(SEMED).
| Profª Jesus Lima, Ver. Netinho, Luis Barbeiro, Junior Carneiro, Profª Francisca Barros e o Controlador do Município Dr. Felipe |
O objetivo do encontro, que teve o tema ‘Novos Rumos e Novas Perspectivas - Avaliar para Transformar”, em busca de novos caminhos com uma proposta de trabalho para 2019, que valorize os profissionais, e que inove a educação e principalmente, acredite no potencial dos alunos. O II Encontro Pedagógico reflete o pensar em unidade no sistema municipal de educação. É um momento de avaliar e planejar o que faremos no decorrer do ano letivo. A Base Nacional Comum Curricular para a o Ensino Fundamental.
| Composição da mesa |
O evento contou com a participação de Secretários municipais, vereadores e o prefeito Magno Augusto Bacelar, que deu as boas vindas e desejou um ano letivo com muito trabalho e sucesso para todos os profissionais de educação do município. “Eu desejo a vocês, um ano letivo de paz, de sucesso, visando a qualidade social da educação e o aprendizado de nossos alunos. Hoje, sabemos, que a educação municipal já é de qualidade e isso só acontece porque cada um de vocês faz a diferença”, afirmou Magno Bacelar.
| Coordenadora de Ensino Josilene Aguiar, Secretária Vânia Cristina, Prefeito Magno Bacelar e o Represente do Instituto Desenvolva Rodrigo Guará |
Segundo a secretária de Educação Vânia Cristina, a gestão privilegia a busca por novos caminhos, inovando e ousando para melhorar a educação de Chapadinha como um todo. “Essa temática chegou para dar uma virada para cima da educação do município, com mais investimentos no setor, valorizando os profissionais e os alunos. É preciso que a gente dê uma alavancada na educação em 2019 e nós estamos planejando e agindo para que isso, de fato, aconteça”, disse Vânia.
| Palestrante Hamilton Werneck |
Após a solenidade de abertura, foi realizada uma palestra em consonância a temática com o renomado professor Hamilton Werneck, e após a palestra houve pequena confraternização com lanche para os presentes, finalizando a primeira etapa do II Encontro Pedagógico, que teve continuidade em três locais distintos, um na U.I Alexandre Costa, com o seguimento da Educação Infantil , na U.I Manoel José de Santana, com o seguimento de 1º ao 5º ano e U.I. Dr. Almada Lima Filho, com o seguimento do 6º ao 9º ano.
Foram dois dias de palestras, divididos entre os períodos da manhã e tarde, As oficinas tiveram por objetivo aprofundar estudos relativos as metodologias de ensino e aprendizagem, estimulando reflexões sobre a prática pedagógica no cotidiano escolar, integrando ações de capacitação ao exercício profissional da docência. Esses encontros costumam acontecer apenas no início do ano letivo.
Esse segundo encontro pedagógico, não só discutiu as metodologias de avaliação, mas trouxe aos professores uma nova bagagem para uso no cotidiano da vida escolar.
| Vocal de Libras da E. Chapada das Mulatas |
Na oportunidade, foi entregue, a cada profissional da educação municipal, uma pasta com o com o cronograma do evento. As aulas do Sistema Municipal de Educação começarão no dia 07 de março.

0 comentários: