Por: Valdivan Alves
O CRÁS- Centro de Referencia de Assistência Social, com o total apoio da Prefeitura Municipal, , promoveu neste dia 18 de maio, uma mobilização em apoio a Campanha- Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes
Uma iniciativa apoiada pelo prefeito Magno Bacelar, através da Secretaria de Assistência Social, gerenciada pela secretária Isalena Aguiar com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
A caminhada percorreu as principais ruas dos Bairros Areal e Campo Velho, e contou com a presença de várias pessoas
O evento contou também com a equipe do CREAS, representantes do Conselho Tutelar, CMDCA, Guarda Civil e Militar, Diretores, professores e alunos do Sistema de Ensino municipal.
A professora Samya Rosanne de Araújo, presidente do CMDAC, deu boas vindas agradecendo a presença de todos, alertou que, “O Abuso Sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a pratica de qualquer ato de natureza sexual”.
Secretário de Saúde Mozart JR.
A Secretária de Assistência Social Isalena Aguiar, enfatizou a importância de estarmos juntos nessa luta diária, ressaltou sobre a denuncia, de não se calar frente a estas situações. “Para tanto, o município conta com uma equipe de profissionais capacitadas para o atendimento destas demandas”.
Dia 18 de maio
O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades publicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Foi nesse encontro que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de Maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos.
Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. A morte de Araceli, contudo, ainda causa indignação e revolta. O dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
Segundo o balanço geral do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), de 2011 a 2016, mais de 110 mil casos de abuso e mais de 30 mil casos de exploração contra crianças e adolescentes foram registrados.

0 comentários: